top of page

Azulejos e Portugal: Onde surgiu essa paixão?

Atualizado: 6 de fev. de 2023

Os azulejos são sinônimos da cultura portuguesa em escala mundial. Principalmente as cerâmicas que apresentam os tons de azul e branco, apesar das cores não estarem ligadas a bandeira nacional do país. Você sabia disso? Pois é. O fascínio dos portugueses pelos azulejos nessas tonalidades surgiu quando europeus ficaram encantados com as cores da porcelana chinesa, mas que eram difíceis de serem fabricadas. Então, quando holandeses conseguiram produzir as peças nos mesmos tons das peças, os portugueses iniciaram a importação e difundir a decoração das cidades portuguesas com o artefato.


Contudo, a história de Portugal e os azulejos também se encontraram lá em 1498, quando o Rei D. Manuel I encontrou a peça em uma das suas viagens para a Espanha. A cerâmica o encantou e o fez levar a forma de arte para o Palácio Nacional de Sintra, onde passou a compor a decoração do local.


Sendo tão importante para a arquitetura, o azulejo não chegou só para compor a beleza do país. Após o terremoto de 1755 o elemento ajudou na reconstrução de Lisboa, pela capacidade de impermeabilidade que apresenta. Por esse fato, muitas cerâmicas trazem santos nas pinturas, por representarem a proteção contra desastres.



Fachada em azulejos da Capela das Almas no Porto.


Atualmente, Portugal conta com mais de 500 anos de produção nacional, com os azulejos fortificando a estrutura e cultura das cidades portuguesas. As produções do país, além de encantarem com suas cores, também são usados para gravar cenas históricas aplicados nas construções. A cultura dos azulejos no país foi tão difundida que hoje é símbolo de Portugal da expressão artística do local.


Para honrar essa cultural, o Boteco Português tem azulejos na composição dos espaços do restaurante para transmitir a ambientação de Portugal para os clientes que visitam o local. Assim como, toda a logomarca do empreendimento foi desenvolvida a partir da estética dos azulejos portugueses, trazendo a referência para o restaurante.


Para conferir um espaço da cultura portuguesa na Bahia, os interessados devem visitar o Boteco Português, localizado na R. Borges dos Reis, 16, Rio Vermelho, Salvador-BA, para além de conhecer o espaço, se deliciarem as comidas tradicionais do país europeu!


Boteco Português. Foto: Matheus Andrade

Azulejos instalados na nova área do Boteco Português


Azulejos instalados na nova área do Boteco Português

34 visualizações0 comentário
bottom of page