top of page

Carnaval chega em Portugal! Entenda como a festividade acontece no país europeu

Conheça mais sobre o carnaval português que acontece entre os dias 17 e 22 de fevereiro



Você sabia que não é só no Brasil que o carnaval é comemorado? Pois é! A festividade é celebrada em diversos locais do mundo, inclusive pelos portugueses. O país europeu comemora a folia pela influência dos povos celtas que festejavam o fim do inverno e o início da primavera, quando as comemorações ainda não eram chamadas de carnaval, mas sim, de Entrudo, como até hoje a festa é reconhecida na região. Após a Igreja Católica incluir o carnaval no calendário cristão, a celebração ficou marcada para ter o feriado sempre em uma terça-feira, pensada para ser festejada 47 dias antes do domingo pascoal.


Festas Portuguesas

Diferente do Brasil, que festeja o carnaval no auge do verão, o carnaval em Portugal acontece no inverno. Mas não se engane de achar que por isso não é celebrado! O carnaval em Portugal é repleto de festas e tradições que perpassam gerações. Antes de partir para as ruas, é comum os portugueses comerem a típica feijoada portuguesa para aguentar os dias de folia invernal. Conheça a seguir algumas das famosas comemorações portuguesas:


Um dos carnavais mais diferentes de Portugal acontece na região de Trás-Dos-Montes, que continua perpetuando o costume dos Caretos de Podence, reconhecido em 2019 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Os homens da vila de Podence se fantasiam com máscaras com chifres, roupas com muitas cores e franjas, assim como, utilizam chocalhos para a festividade. Após os três dias de muitas brincadeiras pelas ruas, todos se juntam para queimar um boneco Careto gigante. Em 2023, o evento acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro.


Foto: Rosa Pinto


Na cidade de Loulé, no Algarve, o carnaval também é bastante comemorado! Parecido com o carnaval brasileiro, os blocos de rua e carros alegóricos empolgam os foliões que vão fantasiados para as ruas mais quentes de Portugal. Em 2023, após o período de distanciamento social como medida preventiva contra a Covid-19, o carnaval de Loulé retorna entre os dias 19 a 21 de fevereiro.



Conhecida por suas ondas gigantes, poucos imaginam a maré de riqueza cultural que se apresenta no carnaval de Nazaré! Também com festas de rua e carros alegóricos, Nazaré tem o carnaval marcado pelas tradicionais marchinhas que não se perderam com o passar do tempo. Em 2023, o tema do carnaval da região será a expressão “Só se tá neuva” (Só se está névoa), conhecida por ser falada entre os pescadores locais, e será comemorado entre os dias 19 e 21 de fevereiro.



Não menos importante, o mais famoso carnaval de Portugal acontece em Torres Vedras, próximo da cidade de Lisboa. A folia é marcada por desfiles de carros alegóricos e pela maior parte dos foliões estarem fantasiados para o evento. Os destaques da celebração ficam para o desfile das matrafonas (homens vestidos de mulher), os cabeçudos (bonecos gigantes, semelhantes aos bonecos de Olinda) e os Zés-Pereiras (grupos musicais que utilizam especialmente tambores, bumbo, pífaros e gaitas). Além disso, para finalizar o dia, Torres Vedras promove um show de fogos de artifício, com certeza, uma tradição bem diferente das mantidas em solos brasileiros. Neste ano, a festa acontece entre os dias 17 e 22 de fevereiro.



Foto: CM Torres Vedras


Como nos estados do Brasil, cada região de Portugal deixa sua marca pela forma de comemorar o carnaval! O Restaurante Boteco Português deseja boas festas para quem irá aproveitar a folia, seja no Brasil ou em Portugal. Para reforçar a energia antes das festas, venha ao Boteco provar a deliciosa feijoada à portuguesa, ou peça pelo nosso delivery (https://www.botecoportugues.com.br/peca-online). Para mais informações, entre em contato pelo Whatsapp pelo número (71) 3565-0599.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page