top of page

Conheça 5 curiosidades sobre o natal português

Assim como o natal brasileiro, o natal português é marcado pela união familiar – seja ela por vínculos sanguíneos ou por laços conquistados ao longo da vida – e por muita comida na mesa! Contudo, como em toda cultura, existem costumes distintos de região para região, e quanto maior a distância, mais diferenças são notadas. Com Brasil e Portugal, apesar de suas histórias conectadas e idioma semelhante, não poderia ser de outra forma. Como nativos brasileiros estamos acostumados à cultura natalina no nosso país, mas, e sobre a cultura portuguesa? No post de hoje do Blog do Boteco Português, você conhecerá 5 curiosidades sobre a comemoração do período natalino em Portugal. Confira abaixo!


1-Peru? Que nada!

Diferente do peru como protagonista da mesa de natal, em Portugal, quem tem sucesso na ceia é o bacalhau! O peixe é preparado de diversas formas e posto em várias receitas. Um dos pratos típicos do natal é servido com uma posta de bacalhau seguida de batatas, cenouras e ovos cozidos.


Como em Portugal, no Boteco Português o bacalhau é protagonista de diversas receitas, como o Bacalhau à Gomes de Sá, que apresenta Lascas de Bacalhau cozido salteado com batatinhas, cebola, salsa e ovo cozido, regado com azeite virgem. Foto: Matheus Andrade


2-A consoada

Em Portugal a ceia natalina é chamada de Consoada, ocorrendo sempre no dia 24/12. Na tradição seguida, a mesa não pode ser retirada até o dia seguinte (25/12) em homenagem ao menino Jesus.


Leitão Assado à Bairrada é uma das opções de ceia do menu exclusivo natalino exclusivo para delivery do Boteco Português. Foto: Matheus Andrade.


3-Bananeiro de Braga tem mais que banana

Ao anoitecer do dia 24/12, é comum ver moradores e turistas da cidade mais antiga de Portugal, Braga, dirigirem-se à Casa das Bananas, no centro histórico, para comer bananas acompanhadas do vinho Moscatel. O costume foi criado pelo estabelecimento para oferecer aos clientes bananas maduras que não foram vendidas no local. A casa tornou-se tornou uma parada obrigatória do natal em Braga, que parte da tradição de “comer uma banana e beber um banano”.


Bananeiro, Braga


4-Queima do Madeiro aproxima a população

Após a Missa do Galo – missa católica iniciada à meia noite do dia 24/12 para o dia 25/12 – diversos moradores do interior de Portugal ascendem grandes fogueiras como símbolo para aquecer o menino Jesus. A queima da fogueira ocorre entre 3 e 4 dias, sendo de costume português utilizar a fogueira como ponto de encontro, assim como no São João brasileiro, em que famílias se concentram em volta das fogueiras.


Queima do Madeiro em Penamacor, que se inicia um pouco antes de outros pontos de Portugal, no dia 23/12


5-Os Caretos de Varge

Não é carnaval, mas no natal português também existem fantasias. Na noite do dia 24/12, os homens que participam da tradicional Festa dos Rapazes de Varge saem pelas ruas fantasiados e mascarados para provocarem travessuras pela aldeia. Os Caretos de Varge agem até o dia 26/12, em comemoração do solstício de inverno.


Os Caretos de Varge



Sua ceia com um pedaço de Portugal

Com uma cultura tão rica, é impossível não desejar experimentar o natal português! Graças ao restaurante Boteco Português, especializado na culinária do país europeu, é fácil ter um pedaço de Portugal no seu natal, sem tirar os pés da capital baiana. Para a comemoração, o restaurante preparou um menu natalino exclusivo para delivery, como opção para aqueles que buscam se aproximar da cultura portuguesa, sem precisar sair de casa! O cardápio, com 3 etapas, que serve de 2 a 10 pessoas, varia de R$289,90 até R$1.196,00. Para os interessados, as encomendas podem ser realizadas através do número (71) 3565-0599.


Confira abaixo, o menu especial de natal:




36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page