top of page

Feijoada portuguesa: Qual a diferença para a receita brasileira?

Atualizado: 6 de fev. de 2023


Feijoada à Portuguesa do Boteco Português. Fotógrafo: Matheus Andrade


A riqueza da culinária portuguesa é indiscutível e bastante disseminada pelo mundo. Aqui no Brasil, as receitas tradicionais a base de peixes são as mais conhecidas e consumidas pela população. Mas, você sabia da existência da feijoada portuguesa? Pois é, o país de terra lusitana tem sua própria versão que é classificada com um dos pratos típicos de Portugal.


A FEIJOADA PORTUGUESA E A BRASILEIRA

A receita portuguesa foi iniciada no norte de Portugal em um momento de muita fome na região. Para aproveitar tudo que pudesse se tornar alimento para a população, os portugueses passaram a utilizar restos de porcos (como rabo e orelha) em conjunto com feijão, que era bastante acessível para os habitantes.


Feijoada à Portuguesa do Boteco Português. Fotógrafo: Matheus Andrade


Com o tempo, a receita foi se expandindo e ganhando novos ingredientes no solo português. Em algumas regiões se utilizava de feijões brancos, enquanto em outras, passou-se a utilizar os feijões vermelhos. Outra adição foram legumes na composição do prato, mas o destaque de acompanhamento principal é do arroz branco.


Já no Brasil, apesar de discordâncias de como a receita chegou ao país, ela foi adaptada e passou a ser feita com feijão preto (como é preparada até os dias atuais, além de acrescentar laranja e farofa ao prato).

AS FEIJOADAS NA ATUALIDADE

Nos dias atuais, as receitas continuam fiéis à original, mas com alguns acréscimos tanto da feijoada portuguesa, quanto na brasileira, destacando-a como prato típico dos dois países. Confira abaixo uma tabela com alguns alimentos presentes na receita atual:



Diferenças entre as feijoadas




FEIJOADA PORTUGUESA NO BOTECO PORTUGUÊS

No Boteco Português os clientes têm a oportunidade de provar a feijoada portuguesa sem tirar os pés dos encantos baianos. A composição do prato traz Feijoada de feijão branco, carnes de porco, chouriço e morcela, servido com arroz branco, farofa e salada.

Os interessados podem experimentar a delícia presencialmente na unidade situada na Rua Borges dos Reis, 16, Rio Vermelho, Salvador-BA, ou realizarem pedidos pelo site https://www.botecoportugues.com.br/


Feijoada à Portuguesa do Boteco Português. Fotógrafo: Matheus Andrade


333 visualizações0 comentário
bottom of page