top of page

Onde comer a Francesinha do Porto no Brasil?

Atualizado: 6 de fev. de 2023

Entenda mais sobre o tradicional prato português e descubra onde provar a delícia no Brasil


Francesinha do Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


A francesinha é um tradicional prato português em forma de sanduiche que todo turista precisa provar no Porto! A receita é composta de pão bijou, queijo, presunto, salsicha, linguiça e bife, além de ser adicionado na superfície mais queijo para ser derretido no forno. Por último, é acrescentado o principal ingrediente da receita: o molho.


No carro-chefe do prato, cada chef/restaurante tem sua receita secreta para a francesinha. Mas, base do molho leva tomates, cerveja e pimenta, incluindo a piri-piri, típica do país europeu.


De acordo com os boatos a respeito da criação da francesinha, el foi desenvolvida na década de 50 por Daniel David Silva, que se inspirou no prato francês Croque Monsieur, e passou a servi-la no restaurante “A Regaleira”, na rua do Bonjardim, no Porto. Daniel nomeou a receita de “Francesinha” fazendo associação de que a mulher francesa é a mais picante.


Na atualidade, a receita ganhou diversas variações para atender o paladar de diversos tipos de públicos, mas sem perder as raízes. Uma das opções mais criativas é a versão vegetariana, já que, a receita original é composta em sua maioria de diferentes tipos de carne animal.


Onde provar no Brasil?


Não é preciso sair do Brasil para provar o quitute! Como um dos pratos típicos de Portugal, a receita pode ser experimentada nos restaurantes especialistas na culinária portuguesa. Listamos 5 opções para você correr para provar a francesinha do Porto, fora do Porto! Confira abaixo:


1- Boteco português | Salvador-Ba: Em Salvador-BA, o Boteco Português, além de trazer a típica francesinha feita com linguiça, presunto, peito de peru, filé mignon queijo mussarela, ovo poché, acompanhada de um molho especial do chefe da casa, ainda apresenta ao clientes a versão vegetariana da receita. Substituindo a carne animal, o sanduiche é feito com mix de cogumelos, mussarela de bufala, acompanhado do molho especial do chef.


Endereço: Rio Vermelho, na R. Borges dos Reis, 16, - Salvador/BA


2- Racho Português | São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Araçariguama-SP, Cordeirópolis-SP, Mairiporã-Sp: As unidades do famoso Rancho Português trazem a deliciosa francesinha do Porto com filet Mignon grelhado envolto em duas fatias de pão, coberto por molho de tomate, presunto, queijo, linguiça portuguesa, batatas fritas.


Endereço: Av. Bandeirantes, 1051, Vila Olimpia - São Paulo/SP


R. Maria Quitéria, 136, Ipanema - Rio de Janeiro/RJ


Rodovia Castelo Branco, Km 53 - Araçariguama/SP


Rodovia Washington Luiz, Km 154,5 - Estrada Vicinal João Peruchi - Km 3,6, Perobas -Cordeirópolis/SP


Rod. Fernão Dias, Km 70 - Mairiporã/SP


3- Mercearia da Praça | Rio de Janeiro-RJ: O restaurante, focado na culinária portuguesa, também apresenta a receita em seu menu. A francesinha do estabelecimento traz o sanduiche com pão de forma tostado, filet mignon, linguiça fresca, presunto, queijo gratinado, ovo estrelado, banhado em molho exclusivo e batatas fritas.


Endereço: R. Jangadeiros, 28 - Ipanema, Rio de Janeiro/RJ


4- Taberna Lusitana | Brasília-DF: A Taberna Lusitana tem a francesinha com as especialidades da casa. As francesinhas, na verdade, já que o restaurante atualmente traz 4 versões da receita em seu menu: Francesinha Bovina; Francesinha Suína; Francesinha Vegetariana; Francesinha de Frango. A última citada traz em sua composição filé de frango, bacon, linguiça portuguesa, ovo frito com batatas fritas.


Endereço: CLS 412, Bloco C Loja 17 Asa Sul – Brasília/DF


5- Tasquinha do Tio| Recife-PE: Dentre os pratos da culinária portuguesa apresentados no restaurante, a francesinha é uma das opções do menu. Na tasquinha do Tio a receita é apresentada como um prato típico do Porto, com pão de forma, linguiça, presunto, queijo e bife de carne coberto com molho especial.


Endereço: Av. Boa Viagem, 560 - Pina, Recife/PE




811 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page