top of page

Receita portuguesa recebe título de “Melhor Prato de Frutos do Mar do Mundo”

Confira qual o vencedor e todos os pratos lusitanos que ficaram entre os 100 melhores pratos da listagem



A enciclopédia gastronômica TasteAtlas, que nasceu como um projeto destinado a catalogar as receitas de todas as partes do mundo, promoveu o levantamento dos melhores pratos de frutos do mar do mundo. Como um dos países que têm a gastronomia como um patrimônio nacional, Portugal não poderia ficar de fora dessa lista, e ainda se sobressai como ganhador do 1 lugar! Sabia agora todos os pratos portugueses nomeados na pesquisa “100 Best Rated Seafood Dishes in the World (Os 100 Melhores Pratos de Frutos do Mar do Mundo)”.


91° - Filetes de Polvo

Classificado com nota 4,3 (de 5), os Filetes de Polvo são tentáculos de polvo fritos, que são temperados com suco de limão e pimenta. De acordo com o TasteAtlas, os filetes são normalmente servidos com arroz de polvo.


Experimente no Boteco Português: No nosso cardápio você encontra a receita como “Polvo Crocante”.








Polvo Crocante - Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


86° - Bacalhau à Brás

Tradicional prato português, o Bacalhau à Brás tem o peixe cozido e desfiado, junto com batatas fritas, cebola, ovos e azeitonas. Destacado pelo levantamento como “uma deliciosa combinação de sabores e texturas resulta em um prato incrivelmente satisfatório e popular em todo o país”, e classificado com a nota 4,3, a receita tem origem do Bairro Alto, na cidade conhecida como a Cidade das Sete Colinas.



Bacalheu à Brás - Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


Experimente no Boteco Português: No nosso cardápio você encontra a receita nomeada também como “Bacalhau à Brás”.



79° - Bacalhau

Apesar das variedades de receitas derivadas do bacalhau estarem na listagem, o alimento base dos pratos tradicionais ganhou destaque especial pela TasteAtlas. O bacalhau foi descrito como base para receitas simples ou elaboradas, e conhecidas por serem servidas no Natal e na Sexta-Feira Santa. O alimento recebeu nova 4,3 pela enciclopédia.


Sugestões do Boteco Português: Bacalhau à Gomes de Sá e Bacalhau à Lavrador




Bacalheu à Gomes de Sá - Boteco Português. Foto: Matheus Andrade



61°- Polvo à Lagareiro

Normalmente servido com batatas assadas, o Polvo à Lagareiro recebe esse nome pelo estilo de gastronomia ao qual ele é submetido. Segundo a TasteAtlas, o processo “geralmente termina em temperar peixes e mariscos grelhados ou assados ​​com azeite virgem extra”. A iguaria que apresenta o povo com a pele intacta, recebeu nota 4,4 pelo projeto.


Experimente no Boteco Português: No nosso cardápio você encontra a receita nomeada também como “Polvo à Lagareiro”





Polvo à Lagareiro - Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


52°- Cataplana

Nomeada em homenagem ao nome da panela portuguesa em que é preparada, a cataplana é bastante conhecida na região de Faro, em Portugal. A receita foi inventada por pescadores locais e se espalhou por toda a extensão portuguesa. Apesar de ser preparada com diversos alimentos, a versão mais famosa é a cataplana de marisco, preparada com frutos do mar variados. No levantamento, o quitute foi avaliado com a nota 4,4.

Cataplana - Foto: Victor Protasio




48° - Arroz de Marisco

Originário do distrito de Leiria, o Arroz de Marisco é em ensopado com diversos frutos do mar, como lulas e camarões. A receita normalmente é temperada com vinho branco e ervas, além de ser completada com vegetais. Com nota 4,4, o prato português se diferencia da Paella Espanhola por não ser completamente reduzida.


Sugestão do Boteco Português: Arroz de Polvo




32° - Bacalhau com Natas

O Bacalhau com Natas é descrito como um dos pratos mais famosos portugueses. O bacalhau é coberto com batatas e pelo molho bechamel até dourar. Na construção do prato também é adicionado queijo, especiarias e vinho branco. Com nota 4,5 pela enciclopédia, a receita é constantemente apresentada no Natal em Portugal.


Experimente no Boteco Português: No nosso cardápio você encontra a receita nomeada também como “Bacalhau com Natas”






Bacalhau com Natas - Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


1° - Amêijoas à Bulhão Pato

O primeiro lugar do levantamento, com nota 4,8, o prato Amêijoas à Bulhão Pato tem esse nome em homenagem ao poeta Raimundo António de Bulhão Pato. A receita portuguesa mistura amêijoas (conhecidas no Brasil como “lambretas”), com um molho feito a base de azeite, alho, limão e ervas. Geralmente apresentado como entrada, o simples prato, mas saboroso, costuma ser servido com pães.



CONHEÇA MAIS DA CULINÁRIA PORTUGUESA:

O Boteco Português, localizado na Rua Borges dos Reis, 16, no Rio Vermelho, em Salvador-BA, pode te apresentar esses e demais pratos tradicionais da gastronomia lusitana, sem deixar os ares baianos. Com vista de frente ao mar e o conforto que a casa recém reformada oferece, o Boteco Português o restaurante funciona de segunda a quinta, das 12h às 23h, às sextas e sábados, das 12h até 01h, e aos domingos, a partir das 12h até às 21h.


Para conhecer o melhor da culinária portuguesa, realize sua reserva através do site https://www.botecoportugues.com.br/contato-reservas




Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page