top of page

Boteco Português traz adaptações vegetarianas das receitas portuguesas para público baiano

Atualizado: 6 de fev. de 2023

O restaurante traz pratos vegetarianos inspirados nas delícias da culinária portuguesa.


A adaptação do vegetarianismo na sociedade vem aumentando em favor das causas animais e das questões ambientais. No Boteco Português a culinária vegetariana surgiu com o uma demanda desde a inauguração do restaurante, lá em 2020, e segue sendo um dos princípios do empreendimento: trazer pratos que sejam de agrado dessa parcela do público.


A primeira receita vegetariana a fazer parte do cardápio do Boteco Português foi “Peixinhos da Horta”, prato típico português que remete na memória iscas de peixes, apresentando feijão verde em tempura, acompanhado de tomate e pepino confitado, pão caseiro e molho tártaro artesanal. Mas, para trazer pluralidade e diversidades de receitas vegetarianas no estabelecimento, logo novos pratos surgiram para compor as opções.

“Na nossa última viagem gastronômica para Portugal este foi um dos principais objetivos: buscar novas opções veganas e vegetarianas para nosso cardápio” diz Everty Rocha, um dos sócios do empreendimento.


Peixinhos da Horta do Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


Das passagens por restaurantes tradicionais em Portugal surgiram novas ideias. Seriam implantadas adaptações dos pratos típicos para versões. Hoje, entre as opções de receitas sem carne animal, o Boteco Português oferta a “Francesinha vegetariana” (Sanduíche feito com mix de cogumelos, mussarela de bufala, acompanhado do molho francesinha tradicional do porto), inspirada na “Francesinha Portuguesa”, que contém carne em sua composição.



Francesinha Vegetariana do Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


Já a versão da receita “Pica Pau” (Febras de porco em vinhas d´ alho, cortadas em aperitivo com mostarda em grão acompanha azeitonas marinadas, batatinhas a murro, pão caseiro e molhos artesanais) foi transformada no “Picado de Cogumelos”, trazendo a opção vegetariana e vegana do típico prato português com um mix de cogumelos salteados no azeite de oliva extra virgem, salsa e vinho branco, servido com broa de milho e pão artesanal.


Picado de Legumes do Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


A “Açorda de Legumes” é a versão vegetariana da “Açorda de camarão(Camarões salteados envolvido com uma base de pão caseiro e uma gema de ovos por cima), adicionando os legumes no lugar dos camarões, sendo uma das receitas mais fiéis em relação ao prato de inspiração.



Açorda de Legumes do Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


O Boteco Português traz em seu cardápio o “Arroz de Cogumelo”, uma adaptação do famoso “Arroz de Pato”. A receita traz a substituição da proteína animal para os cogumelos – ingredientes bastante utilizados nas receitas vegetarianas em Portugal –, o refogando com arroz, vinho branco e regado ao azeite de oliva. Além de ser uma opção vegetariana, é também vegana por não utilizar nenhum alimento de origem animal.



Arroz de Cogumelos do Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


Para experimentar as adaptações das receitas portuguesas, os interessados podem visitar a unidade do Boteco Português na R. Borges dos Reis, 16, Rio Vermelho, Salvador-BA, de terça-feira à domingo, das 12h às 23h, ou utilizar o serviço delivery do restaurante pelo aplicativo Ifood (disponível para Android e IOS) ou pelo site www.botecoportugues.com.br/peca-online.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page