top of page

Conheça as melhores sobremesas portuguesas para adoçar seu paladar no dia de hoje!

As clássicas sobremesas portuguesas que você precisa conhecer ainda nesse fim de semana!


Receitas portuguesas do Boteco Português. Baba de camelo, travesseiro de sintra, pastel de natas e toucinho do céu
Sobremesas portuguesas. Fotos: Matheus Andrade

A gastronomia portuguesa é reconhecida mundialmente por seu sabor e cultura distintamente lusitano, mas a confeitaria também faz parte da tradição do país com ricas receitas que marcam a gastronomia do local. Visitar Portugal e não provar de suas delícias é como visitar Salvador sem experimentar um acarajé, típica comida baiana.


Porém, graças ao pedacinho de Portugal na Bahia, fica fácil experimentar as iguarias lusitanas sem sair dos solos baianos. No post, você vai conhecer as melhores sobremesas portuguesas que são facilmente encontradas no restaurante mais português de Salvador, o Boteco Português!


Pastel de Natas:


O Pastel de Natas (ou Pastel de Belém, como também é conhecido) é uma das sobremesas mais tradicionais de Portugal, e cartão postal do país, criado em 1837, no Mosteiro dos Jerônimos. Atualmente, a Antiga Confeitaria de Belém, onde os Pastéis de Natas ficaram famosos, ainda continua produzindo a receita e se tornou um ponto turístico da cidade de Lisboa, alterando apenas o nome do estabelecimento para Casa do Pastel de Belém. A base da receita é uma massa folhada com um creme feito com leite e polvilhado com canela por cima para dar um toque especial.


Pastel de Natas do Boteco Português.
Pastel de Natas do Boteco Português. Foto: Matheus Andrade

Baba de Camelo:


A Baba de Camelo tem um dos nomes mais estranhos da gastronomia portuguesa, e isso se dá pela história por trás dessa receita. No século XX, uma senhora, chamada Valentina, recebeu visitas de última hora em sua casa para um jantar. Sem saber o que fazer para a sobremesa e com escassez de mantimentos, a dona de casa criou a receita com o que tinha à sua disposição. No momento de apresentar a receita para as visitas, Valentina deu o nome de Baba de Camelo para assustar as pessoas e fazê-las não provar. Contudo, todos experimentaram e gostaram da receita de nome inusitado. A sobremesa é feita à base de ovos e leite condensado cozido ou doce de leite.


Baba de Camelo do Boteco Português
Baba de Camelo do Boteco Português. Foto: Matheus Andrade

Toucinho do Céu:


O Toucinho do Céu é uma espécie de bolo português, feito a partir de açúcar, ovos e amêndoas. Mas, a receita original levava banha de porco, e por isso o termo “toucinho” foi dado ao bolo, fazendo referência ao ingrediente. A criação da sobremesa foi desenvolvida pelas Freiras do Mosteiro em Murça, no Distrito de Vila Real.


Toucinho do Céu do Boteco Português
Toucinho do Céu do Boteco Português. Foto: Matheus Andrade

Travesseiro de Sintra:


O Travesseiro de Sintra atrai diversos turistas para a Vila de Sintra, para provar o doce local que se espalhou por toda Portugal e por todo o mundo. A sobremesa leva esse nome justamente pelo seu formato – como um travesseiro – e homenageando sua vila de origem. Feito à base de massa folhada, seu recheio leva creme de ovo e amêndoas na mistura.


Travesseiro de Sintra do Boteco Português.

No Boteco Português, os visitantes do restaurante têm a oportunidade de experimentar os tradicionais doces lusitanos sem precisar sair da capital baiana. O Boteco Português funciona de segunda à quinta, das 12h às 23h; às sextas-feiras, das 12h às 01h; aos sábados, das 12h às 01h; e aos domingos, das 12h às 21h. Já para reservas, é recomendado a solicitação com antecedência pelo site www.botecoportugues.com.br/reservas.

bottom of page