top of page

Conheça 5 dos mais tradicionais pratos da culinária portuguesa

A gastronomia portuguesa traz tantas delícias que fica difícil decidir o que experimentar primeiro. Que tal começar pelas tradicionais receitas?


Bacalhau ao Brás. Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


Um verdadeiro restaurante especialista na culinária portuguesa precisa apresentar os mais clássicos pratos dessa cultura admirada internacionalmente. Não é novidade que o Boteco Português, localizado na Rua Borges dos Reis, 16, Rio Vermelho, Salvador-BA, traz um menu recheado das delícias características do país lusitano. Por isso, na postagem de hoje do Blog do Boteco Português, te apresentamos 5 dos mais tradicionais pratos que com certeza exemplificam a riqueza gastronômica de Portugal, e são ótimas pedidas para aqueles que desejam conhecer essa culinária.


ATENÇÃO: publicação com sérios riscos de gerar água na boca. Você está avisado(a)!


1-Pastel de Nata:

Pastel de Nata. Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


Inventada no século XIX, pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, e escolhida como uma das 7 da gastronomia portuguesa, em 2011, o Pastel de Nata — ou Pastel de Belém, como também é conhecido — apresenta em sua composição ingredientes simples, mas que juntos formam uma referência de sobremesa portuguesa. Farinha, gema e leite são alguns dos elementos acrescentados para a construção dessa delícia de massa folhada crocante, recheada com creme e polvilhada com canela.


Leia também: Para saber mais da história da criação do Pastel de Nata e como essa sobremesa ainda é um sucesso na atualidade, clique em PASTEL DE BELÉM: A FAMOSA SOBREMESA PORTUGUESA


2-Arroz de Pato das Lezirias

Arroz de Pato. Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


Encontrado em diversos restaurantes, e, consequentemente reproduzido com diferenças por distintos chefs, o Arroz de Pato das Lezirias tem uma particularidade que é seguido mesmo com outras diferenças na concepção do prato. O caldo utilizado para cozer o arroz é o mesmo do cozimento do pato, que, após o preparo é desfiado e misturado ao arroz já preparado. Essa iguaria também é conhecida como Arroz de Braga, pois, de acordo com as histórias envolvendo o surgimento desse prato, foi na cidade de Braga, em Portugal, que surgiu a receita.


3-Francesinha do Porto:

Francesinha à Moda do Chef. Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


Apesar do nome sugerir o país natal da francesinha a França, na verdade, a francesinha é portuguesa! Daniel David Silva, que se inspirou no prato francês Croque Monsieur para desenvolver a receita, mas ela tem a cidade do Porto, em Portugal, como casa. Na composição desse prato, que se tornou tão tradicional no país lusitano, é adicionado pão, queijo, presunto, salsicha, linguiça e bife, além de ser acrescentado queijo na superfície para ser derretido no forno. Contudo, o diferencial da receita, na verdade, é o molho escolhido por cada chef para compor o prato.


Leia também: Para saber mais da história da criação da Francesinha do Porto e onde experimentá-la no Brasil, clique em ONDE COMER A FRANCESINHA DO PORTO NO BRASIL?


4-Bacalhau à Brás

Bacalhau ao Brás. Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


Como um dos grandes símbolos de Portugal, o bacalhau não poderia ficar de fora dessa lista, e muito menos o Bacalhau à Brás! A tradicional receita portuguesa traz o peixe desfiado como estrela do prato, que é acompanhado de batata palha, cebola, ovos cozidos e azeitonas pretas. Servido dentro e fora de Portugal, o prato foi criado pelo taberneiro Brás, no Bairro Alto, em Lisboa, e hoje faz parte dos menus de refinados restaurantes.


5-Bolinho de Bacalhau

Bolinho de Bacalhau. Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


Seja de entrada ou petisco, o bolinho de bacalhau está presente desde as tabernas aos renomados restaurantes portugueses, graças à democratização que essa receita traz. Presente em todas as mesas, o sucesso dessa iguaria se dá a crocância apresentada por fora, e a maciez trazida por dentro. Nessa receita, Portugal trouxe o peixe como protagonista do sabor!


Leia também: Para conhecer a história do bolinho de bacalhau, clique em BOLINHO DE BACALHAU: CONHEÇA A HISTÓRIA DESSA IGUARIA PORTUGUESA


FICOU COM ÁGUA NA BOCA? EXPERIMENTE AS TRADICIONAIS RECEITAS PORTUGUESAS NO BOTECO!

Boteco Português. Foto: Matheus Andrade


O Boteco Português, localizado na Rua Borges dos Reis, 16, no Rio Vermelho, em Salvador-BA, pode te proporcionar uma experiência da terra lusitana sem deixar os solos brasileiros. Oferecendo alta gastronomia e ofertando conforto aos visitantes, o restaurante funciona de segunda a quinta, das 12h às 23h, às sextas e sábados, das 12h até 01h, e aos domingos, a partir das 12h até às 21h.


Para conhecer o melhor da culinária portuguesa, realize sua reserva através do site https://www.botecoportugues.com.br/contato-reservas



48 visualizações0 comentário
bottom of page